Brincadeiras de Natal para a família


Que tal aproveitar a reunião da família e acrescentar a este dia brincadeiras diferentes e criativas, para manter ainda mais essa união para o próximo ano que se inicia?!

O Natal é o dia que as famílias se reúnem em um clima de fraternal e delicioso. A celebração importante é o nascimento de Jesus, e isso merece uma ceia farta, reflexões e muitas conversas.

Nossa família está programando o natal no sítio dos meus sogros, e logo pensei em fazer algumas brincadeiras para animar o dia. Tem o amigo oculto, mas nós não pensamos nisso antes, e quero algo mais criativo para sair da rotina.
Pesquisei em alguns sites e tem muita coisa legal, deixo a sugestão para vocês também fazerem e me contarem depois. Olha quanta opção divertida e dinâmica:


Bexiga da turma. Espalhe balões por toda a casa. Na hora de encher coloque, dentro delas, papéis com os nomes das pessoas que vão estar na comemoração. Cada um vai tirar uma bexiga, estourar e descobrir o nome de outro convidado. A partir daí, você bola várias atividades. Um convidado pode dizer ao outro o que mais admira nele, contar a história mais engraçada que conhece a respeito do fulano ou simplesmente fazer um desejo de Natal bem carinhoso ao dono do nome que saiu de dentro da bexiga.

Balões de Natal.Essa brincadeira de Natal é muito divertida, principalmente se ninguém da família tiver muita grana. A brincadeira de final de ano consiste em apenas encher balões e dentro deles colocar frases do tipo “Não foi dessa vez”, “O presente não é seu” ou “Pague um mico”. E somente em um balão de Natal premiado colocar um presente de Natal bem legal. O ideal é que todos os balões tenham cores iguais para que nenhum espertinho já saiba onde está o prêmio.


Amigo-secreto diferente. Peça que cada convidado compre um presente avulso. Na hora, cada um vai tirar seu papelzinho, com o nome de seu amigo. A graça fica justamente por conta da surpresa. Vai ter homem ganhando vestido e mulher recebendo, como lembrança, uma gravata. Para que ninguém saia da festa insatisfeito, as pessoas poderão trocar seus presentes entre si.


Inimigo-secreto. A família pode optar por fazer só essa brincadeira ou combiná-la ao amigo-secreto convencional. A idéia é presentear o inimigo com um presente engraçado. Um membro da família que é professor pode ganhar de presente uma caixinha de giz, acompanhada de um bilhetinho: "Para se divertir nas férias". Use sua imaginação e evite presentes de mau gosto.


Sorteio de um Prêmio Especial.Pegue uma caixa de bombons e 12 envelopes, onde guardará algumas instruções. Pergunte quem quer começar a brincadeira e a primeira pessoa que se manifesta ganha a caixa e o envelope de número 1.
  • O primeiro envelope tem a seguinte mensagem: Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu. Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada. Oriente os convidados para que façam a leitura em voz alta.
  • Segundo envelope: A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.
  • Terceiro envelope: Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar meiga.
  • Quarto envelope: A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais extrovertida.
  • Quinto envelope: Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais inteligente.
  • Sexto envelope: A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.
  • Sétimo envelope: Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.
  • Oitavo envelope: Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.
  • Nono envelope: Alegria, pessoas como você transmitem alto astral, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.
  • Décimo envelope: A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.
  • Décimo primeiro envelope: Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.
  • Décimo segundo envelope: O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns, Com muita paz compartilhe com todos que aqui estão esses bombons e deseje-lhes muita paz, força e união.
Uma sugestão é sempre colocar o envelope vazio abaixo dos que estão para ler, assim as pessoas ficam perdidas de com quem ficará o presente.


ADIVINHE QUEM É! Use 1 lenço e 2 colheres de plástico.
Vendem os olhos de um jogador. Outro participante fica na frente dele. Quem está vendado só pode tocar no amigo com as colheres e tem de adivinhar quem é. 
Se ele não acertar na primeira tentativa, o amigo que está na sua frente vai imitar a risada do Papai Noel, dizendo “HO HO HO!”. Se o jogador acertar, o amigo que estava na sua frente vai ficar de olhos vendados e a brincadeira recomeça. Se mesmo assim ele errar, terá de tentar tocar outro participante, até adivinhar. 



Feliz Natal!
Lu Moraes.


9 comentários:

  1. Adoreeeeeei o da caixa de bombons, vou fazer. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Nao entendi muito bem a caixa de bombom

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Vou fazer a doa balões! O inimigo - secreto sempre rola no natal com a minha família. Meus amigos (que nunca participam) sempre comemoram o natal conosco e amam essa parte. Eles não participam porque dizem que somos muito criativos e que precisam treinar muito para chegar ao nosso nível. Realmente é o momento mais engraçado do nosso natal.

    ResponderExcluir
  4. Já fiz esse da caixa de bombom...muito bom,ótimos resultados....a pessoa pensa que vai receber o presente,quando na verdade o presente não é pra ela....tem que repassar para outra pessoa...se caso acabar as frases o ideal é criar outras frases,como eu fiz...o legal é que todos participam.até chegar na última pessoa que é a ganhadora do prêmio,no caso a caixa de bombom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so uma duvida, como vc dispunha as frases? colocava todas juntas e com o passar do jogo ia entregando os envelopes as pessoas?

      Excluir
  5. tenho uma pergunta,na brincadeira da caixa de bombons, não podemos escolher pessoas que ja foram escolhidas anteriormente? porque penso eu, que o objetivo é todos participarem....

    ResponderExcluir
  6. já fiz da caixa de bombom, foi muito bom!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...